A frase anterior de Leonardo da Vinci ganha muita expressão no desenho “O homem vitruviano” de 1490 (Ver figura 1), no qual um homem aparece representado anatomicamente dentro de um modelo matemático perfeito. Da Vinci, como pintor, é muito conhecido por obras como “A Monalisa” (Ver figura 2), “A última ceia” (Ver figura 3), dentre outras.
Entretanto, Leonardo da Vinci (1452- 1519) (Ver figura 4), apresentou interesse em diversas áreas do conhecimento, atuando como cientista, matemático, engenheiro, inventor, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, com destaque para sua contribuição para os conhecimentos em Medicina por meio de sua atuação como anatomista. Da Vinci desejava compreender o corpo humano, essa complexa maquinaria que ele ilustrava, cuja admiração era cultuada desde a época como pintor e escultor.
A sua atuação no campo da Anatomia deveu-se aos seus conhecimentos artísticos, onde seu aprendizado anatômico foi adquirido por intermédio de sua formação no ateliê de Andrea del Verrocchio. Por meio deste conhecimento artístico, ele tornou-se um exímio conhecedor da anatomia topográfica, inicialmente realizando seus estudos nos músculos, tendões e outras estruturas visíveis anatomicamente (Ver figura 5). Após ser reconhecido como um artista de sucesso, recebeu permissão para realizar dissecações em cadáveres humanos no Hospital de Santa Maria Nuova (Florença) e, posteriormente, nos hospitais de Milão e Roma. Vale ressaltar que passaram-se 161 anos após sua morte para que sua obra intitulada “Trattato della Pittura” (Ver figura 6), que teve colaboração do médico Marcantonio della Torre, fosse publicada e seus estudos teóricos sobre anatomia, juntamente com mais de 200 desenhos, fossem reconhecidos.
Leonardo realizou diversos estudos por meio dos seus registros artísticos do esqueleto humano e suas partes (Ver figura 7), bem como de músculos e nervos, o coração e o sistema vascular, os órgãos sexuais, e outros órgãos internos. Dentre suas produções artísticas, destaca-se a elaboração da figura do feto humano no útero (Ver figura 8). Além disso, realizou diversos desenhos sobre os efeitos da idade, da emoção humana e de deformidades faciais ou que continha sinais de doença (Ver figuras 9, 10, 11 e 12).
O livro “Os cadernos anatômicos de Leonardo da Vinci” (Ver figura 13) reproduz mais de 1200 desenhos anatômicos, distribuídos em 215 gravuras. Essas imagens antecederam diversas ilustrações que viriam a aparecer nos séculos seguintes, de modo que contribuíram para ampliar o conhecimento anatômico da época. Vale ressaltar que essa obra organizou as figuras em ordem cronológica para que o leitor pudesse visualizar o aprimoramento das habilidades artísticas de Leonardo da Vinci, além de dispor as gravuras de acordo com as seguintes áreas de estudo: sistemas esquelético, muscular, cardiovascular, nervoso, respiratório, digestório e urogenital, anatomia comparada e embriologia.
Referências bibliográficas
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Da Vinci gênio, também da anatomia. DW Brasil, Berlim, 2 de maio de 2019. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/da-vinci-g%C3%AAnio-tamb%C3%A9m-da-anatomia/g-48567078>. Acesso em 01. mar. 2021.
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Livro "Os cadernos anatômicos de Leonardo da Vinci". Disponível em: <https://www.amazon.com.br/Os-Cadernos-Anat%C3%B4micos-Leonardo-Vinci/dp/8526810049/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=1MS6XB3U5KXPK&dchild=1&keywords=cadernos+anatomicos+de+leonardo+da+vinci&qid=1614649633&sprefix=cadernos+anat%2Cstripbooks%2C281&sr=8-1>. Acesso em 01. mar. 2021.
CHAGAS, Juarez e cols. História da Anatomia através da dissecação do corpo humano. São Paulo: Paco editorial, 2018, p. 200.
DA VINCI, Leonardo. O pensamento Vivo de da Vinci. São Paulo: Martin Claret Editores, 1985, p. 388.